sexta-feira, 30 de novembro de 2007


A Banana

A banana é a fruta mais consumida no Mundo e no Brasil, sendo um alimento energético, rico em carboidratos, sais minerais, como sódio, magnésio, fósforo e, especialmente, potássio. Apresenta predominância de vitamina A e C, contendo também as vitaminas B1, B2 e B6. Contém pouca proteína e gordura.


A cor da banana indica precisamente seu estado de amadurecimento. Enquanto verde não é própria para o consumo.
Quando está boa, exibe um amarelo forte, enaltecido pelos detalhes em preto. Segundo pesquisas de design da informação, preto e amarelo é a combinação que apresenta o melhor contraste para discernimento de formas

A inclusão da banana, rica em potássio, na dieta habitual dos adultos e idosos está sendo recomendada pelos especialistas, depois de estudos acentuarem a importância do mineral para a função muscular adequada, inclusive o coração.

Uma banana média, de 115g, fornece um terço das necessidades diárias recomendadas de potássio. Cada banana contém cerca de 100 calorias, principalmente sob a forma de frutose e amido, que o corpo converte em energia.

É, por isso, um dos alimentos favoritos dos atletas, que a consideram um anabolizante natural.
Mas a preferência dos atletas tem também outra razão: as cãibras, dolorosas contrações espasmódicas dos músculos.

Segundo o Dr. João Olyntho, do Comitê Olímpico Brasileiro, a banana por ter grandes quantidades de potássio alivia as cãibras e, por isso, a recomenda aos esportistas.
A composição da dieta do brasileiro piorou na última década, alertam especialistas. De 1988 para cá, o consumo de gorduras aumentou, enquanto o de verduras e frutas ficou estável ou diminuiu mais ainda em diversas regiões do país.
"A maioria das pessoas, incluindo os idosos, não tem muita vontade de comer esses alimentos", disse a nutricionista Ileana Mourão Kazapi, professora da Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis.
A banana, além da série de produtos que podem ser confeccionados com o fruto, tem as folhas que podem servir para cobrir abrigos provisórios, ou como embalagens improvisadas, ser utilizada como ataduras de emergência, ou ainda, resultar em certo tipo de papel. O líquido acumulado entre as folhas e o caule, é utilizado para aliviar dores resultantes do ataque das aranhas, vespas, escorpiões e até de cobra. A fruta pode também auxiliar no tratamento de certas enfermidades, tais como: tuberculose, paralisia, reumatismo, artrites, prisão de ventre, diarréia, desidratação, e, ainda, doenças de estômago, rins, fígado, intestinos e nervos, úlceras da pele, dermatites, queimaduras de sol, diarréia, feridas, fraqueza pulmonar, resfriados, tosse crônica, tosse de fumante, bronquite crônica, ajuda a evitar a acidez estomacal.

A Banana e seus benefícios à saúde:

A polpa da banana é rica em:

- Ferro: favorece a produção de hemoglobina ajudando no combate à anemia;

- Potássio: evita cãibras, fadiga muscular e alterações nos batimentos cardíacos, além de ajudar no combate à gastrite;

- Fibra (pectina): atua na redução dos níveis de gordura, reduzindo os riscos de colesterol alto;

- Vitamina B6: ativa a produção de serotomina, minimiza os sintomas de tensão pré-menstrual, diminui a retenção de líquidos, e ajuda no combate à insônia;

- Vitamina C: é antioxidante, ajuda na produção de colágeno que confere elasticidade à pele, auxilia no organismo na resistência às infecções.

Componentes da Banana "Nanica" e "Prata" :
Calorias, proteínas, lipídeos, glicídios, potássio, sódio, cálcio, fósforo, magnésio, ferro, vitamina A, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B6, vitamina C.

Nenhum comentário: