sexta-feira, 9 de novembro de 2007



A laranja

Esta fruta é riquíssima em vitamina C, que tem como principais funções auxiliar o organismo na resistência às infecções, formação dos ossos e dentes, cicatrização das feridas e queimaduras, dá vitalidade às gengivas, evita hemorragias e conserva a mocidade, enfim, reforça as defesas do organismo contra todas as agressões.

A vitamina C, elemento nutritivo mais importante da laranja, se oxida e se perde com facilidade. Para que isso não aconteça, e se possa aproveitar melhor suas qualidades nutritivas, deve-se observar alguns cuidados como: consumí-la no ponto certo de maturação; só descasque se for consumí-la imediatamente; se for cortar, só use faca de lâmina de aço inoxidável (outros metais atuam sobre a vitamina).

Nutricionalmente, a laranja é uma excelente fonte de potássio, essencial para a boa formação do sangue e dos músculos, rica em betacaroteno, que previne o câncer e o infarto. A membrana branca que recobre a laranja contém muitas fibras e ajuda a combater o colesterol.

A laranja corrige a excessiva acidez do organismo; é estimulante do sistema circulatório, combatendo a inflamação das veias; e ativa o trabalho das glândulas segregadoras de suco gástrico, facilitando, desta maneira, a digestão e funções intestinais. Aos enfermos de gota e diabéticos, recomenda-se esta fruta, pois é rica em sais minerais e substâncias neutralizantes, influindo favoravelmente na eliminação do ácido úrico.

Contém também quantidades consideráveis de Cálcio, Fósforo e Ferro. O Cálcio atua na formação dos ossos e dentes, coagulação do sangue e construção muscular. O Fósforo ajuda também na formação dos ossos e dentes e na absorção da glicose (principalmente para nutrir o cérebro, evitando fadiga mental). O Ferro faz parte do sistema produtor de energia e leva às células o oxigênio que os pulmões respiram.



Na hora de comprar laranja deve-se dar preferência às mais pesadas, pois são as que apresentam maior quantidade de suco. De uma forma geral ela deve ser firme, sem ceder à pressão dos dedos.

A laranja conserva-se em geladeira de 1 a 2 semanas e o seu período de safra é de março a setembro e janeiro.

A laranja é uma fruta cítrica com sabor variando do doce para o levemente azedo.

É um fruto rico em sais minerais como, por exemplo, fósforo, cálcio e ferro.

Além dos sais minerais, a laranja é rica em vitamina C, possuindo também uma boa quantidade de vitaminas A e do complexo B.

É uma fruta pouco calórica, possuindo aproximadamente 40 calorias por 100 gramas.

A árvore que produz este fruto chama-se laranjeira.

É uma fruta híbrida, criada no passado, a partir do cruzamento da tangerina e do pomelo.

A origem desta fruta é a Índia. A versão doce da fruta foi trazida para o Brasil pelos portugueses, que a conheceram na China.

É uma fruta rica em suco e quando está madura assume a coloração alaranjada ou, em algumas espécies, permanece na cor verde.

A espécies de laranjas mais conhecidas e consumidas no Brasil são: laranja-pêra, laranja-lima, laranja-da-baia, laranja-seleta e laranja-cavala.

A parte interna é formada por pequenas bolsinhas onde se encontra o suco.

É muito utilizada para a produção de sucos e doces, aproveitando-se até mesmo a casca em algumas receitas.

Tipos de Laranja

Encontrada em feiras e mercados o ano todo, ela pode entrar em pratos doces, salgados, virar suco, compota ou pudim. As variedades mais facilmente encontradas são:
- Laranja lima (ou serra dágua): leve, pouco ácida e doce. Também ajuda o corpo a fazer a digestão.

- Laranja-pêra: assim como as variedades valência, seleta e natal é chamada de laranja de suco. Ácida, combina bastante com pratos salgados pois atenua a pimenta e serve para balancear alimentos gordurosos.

- Laranja kinkan: pequena e azeda, é mais usada em doces, compotas e geléias, em que se aproveitam tanto a polpa quanto a casca. Cada 5 kinkans equivalem a uma laranja-pêra.

- Laranja baía (ou laranja-de-umbigo): consistente e firme, é a melhor laranja para comer à mesa, usando garfo e faca.
Na hora de comprar, escolher as mais firmes, que indicam fruta mais fresca. Manchas, furos ou casca enrugada demonstram que a laranja já está velha. Para armazenar, se preferir conservá-la por mais de duas semanas, coloque-as na geladeira.

Nenhum comentário: