terça-feira, 20 de maio de 2008


Quando Cristóvão Colombo desembarcou em 1493, um ano após o descobrimento da América, na ilha de Guadalupe, os índios, que ali viviam já cultivavam abacaxi. O seu nome indígena era IInana", que significa fragante, cheiroso, e deu origem ao seu nome científico "Ananas comosus".

Mais tarde os espanhóis o chamaram de piría , pelo seu formato de pinha e os ingleses de pine apple (formato de pinha e suculência de maçã). O abacaxi se disseminou no mundo todo, levado pelos navegadores, como fonte de vitamina C e prevenção de escorbuto durante as viagens.

As espécies selvagens de abacaxis e suas variedades principais são: ananaí-da-amazônia, ananás-do-campo, ananás-branco-do-mato, ananás-vermelho-do-mato, curauá-da-amazônia. Todos têm as margens das folhas armadas de espinhos, exceto a última, nas quais, praticamente, só existe um acúleo terminal.

Devido à sua excelente qualidade organoléptica, sua beleza e à existência da coroa, desde há muito o abacaxi faz jus ao cognome de rei dos frutos. É um autêntico produto de regiões tropicais e subtropicais, altamente consumido em todo o mundo, sobretudo sob a forma de compotas e sucos. Além disso, presta-se também para a fabricação de doces cristalizados, geléias, sorvetes, cremes, gelatinas e pudins.

A qualidade dos frutos é atribuída às suas características físicas externas (coloração da casca, tamanho e forma do fruto), e internas conferidas por um conjunto de constituintes físico-químicos e químicos da polpa, responsáveis pelo sabor, aroma e valor nutritivo.

O abacaxi fornece uma grande diversidade de sais minerais e vitaminas, de forma equilibrada.

Entre os sais minerais, destaca-se como boa fonte de potássio.

Uma fatia de 150 g fornece mais do que 7% do recomendado internacionalmente para ingestão

diária das vitaminas B1, B2 e B9 e cerca de 2/3 das vitaminas que necessitamos.

Apresenta um teor considerável de fibras dietéticas - por volta de 1,4%.

Os ácidos orgânicos do abacaxi facilitam a boa assimilação dos alimentos, devido a presença da “bromelina” - enzima atuante na digestão de proteí-nas – acelerando a digestão da carne bovina ou pescado.

Além desses, é uma boa fonte de vitamina C, que é um bom remédio contra gripes e resfriados e também combate o raquitismo.

Fontes:
www.todafruta.com.br
www.brazilianfruit.org.br
www.wikkipedia.com.br

Nenhum comentário: