
Manga: saúde e sabor em uma única fruta.
- A manga é considerada a rainha das frutas tropicais, pelo sabor e suculência, sendo a qualidade proporcionada pelos pomares do Brasil insuperável.
- A manga in natura pode ser degustada de várias maneiras e com facilidade proporcionando prazer a quem a consome. Veja como provar uma manga fresca:
- Com a casca ainda na fruta, corte a manga em fatias longitudinais, chegando o mais perto possível do caroço. Você deve ter uma larga fatia de manga com casca.
- Vire a manga, faça o mesmo com a outra parte da fruta.
- Parta a polpa em cubos sem cortar por completo, deixando parte dela presa à casca.
- Descasque essa parte remanescente da polpa e coma diretamente na fruta, ou corte em fatias.
- Tenha em mãos alguns guardanapos para limpar o suco. - Experimente também na forma de sucos e sobremesas, em saladas ou como molhos para carnes.
- A manga, essencialmente uma fruta tropical, necessita de calor e sol durante todo o ano. No Brasil, as modernas técnicas de irrigação e produção integrada - caracterizada pelo uso mínimo e controlado de agroquímicos, que preserva o meio ambiente -, permitem a produção de frutas, com qualidade, características nutricionais e fundamentalmente saudáveis, tornando-as cada vez mais aceitas nos quatro cantos do mundo.
- A oferta da manga brasileira para o consumo mundial é mais abundante de setembro a março. Das variedades cultivadas vale a pena serem provadas: Haden, Tommy, Atkins, Kent, Keitt e Palmer.
- As mangas, adaptadas totalmente ao clima e solo do Brasil, são produzidas especialmente na região nordeste do país. Prová-las é descobrir o real sabor e aroma dos trópicos.
- Excelente fonte de vitaminas, sais minerais e fibras dietéticas esta suculenta fruta é recomendada para todas as idades.
- Não é calórica como muitos pensam, situando-se entre a maçã e a cereja.
- Prove a manga brasileira, uma fruta doce, polposa, atrativa e apetitosa, que proporciona um prazer sem igual.
- Você pode encontrar nossas mangas em seu país de setembro a fevereiro, ou durante todo o ano no Brasil, onde estamos prontos para recebê-los com alegria.
· A manga brasileira quando madura é rica em vitamina A. Sua polpa é digestiva e ligeiramente laxante, além disso, é recomendada contra resfriados, pois contém uma quantidade razoável de vitaminas B e C, sais minerais, como cálcio, ferro, potássio, cobre e magnésio.
· Graças ao seu alto teor de fibra, a manga também ajuda na normalização do sistema intestinal.
Manga brasileira: sempre uma boa razão para experimentar.
Como escolher
- A manga boa para o consumo deve mostrar-se macia quando levemente pressionada com os dedos, mas sem que a casca rompa com a pressão. Evite frutos com batidas, rachaduras, meladas, tons cinza ou manchas escuras na casca.
- Cheire a manga pela parte que se prende ao caule. O perfume deve ser fresco e com agradável aroma de fruta.
- A cor não é sempre um indicador único da maturação: algumas variedades se tornam amarelas quando maduras, outras apresentam coloração vermelho, vermelho amarelado ou verde alaranjado. E ainda, existem aquelas que permanecem verdes no ponto ideal de consumo. Veja algumas recomendações aplicáveis na hora da escolha.
- Para sua proteção, independentemente do tipo de manga, compre produtos devidamente etiquetados com selos de marca e indicações de origem, que permitam identificar o tipo de produto, sua origem, bem como os exportadores e importadores.
- As etiquetas são um meio privilegiado de comunicação das propriedades e origem do produto com o consumidor.
- Se comprar frutas pré-embaladas leia com atenção as instruções e a data de validade do produto.
Reconheça as principais variedades de manga do Brasil:
Tomy Atkins
Frutos grandes (400-600g) de casca grossa e lisa. No ponto correto de maturação adquirem coloração que vai do amarelo avermelhado ao vermelho brilhante. A polpa é amarelo-escuro com sabor agradável e doce. É suculenta e possui poucas fibras.
Haden
Frutos de tamanho médio (300-400g) com casca mais fina e lisa. No ponto correto de maturação adquirem a coloração que vai do amarelo ao vermelho brilhante. A polpa é amarelo-escuro, sucosa e com poucas fibras.
Kent
Frutos grandes (600-750g) de forma ovalada, com casca entre verde-claro e amarelo em tom avermelhado. A polpa é amarelo-alaranjado, doce, sem fibras, aromática e sucosa.
Keitt
Frutos grandes (600-800g) e ovalados. Quando maduros a casca se torna amarelo-esverdeado, com laivos leves cor-de-rosa. A polpa, em tom amarelo intenso, é firme, sucosa doce e sem fibras.
Palmer
Frutos grandes (500 a 700g), de forma alongada e casca alaranjado-amarelado com laivos vermelho brilhante, quando madura. A polpa é firme, com pouca fibra e aroma suave.
Como manusea
- O consumidor deve manusear a manga com cuidado, pois são sensíveis a choques e batidas, que podem provocar manchas, amolecimento da polpa, prejudicando a qualidade do produto.
- Antes de consumir, lave a fruta em água corrente com cuidado. Se necessário esfregue levemente a superfície com uma esponja macia, mas nunca use detergentes ou alvejantes.
- Não assuma que as frutas pré-embaladas estão adequadas para o consumo imediato. Esteja seguro de que as mesmas foram bem lavadas. Caso contrário lave novamente.
Como guardar e manter em boas condições.
- Para conservar, mantenha a manga em um lugar fresco e ventilado. Se não estiver bem madura, apresse o amadurecimento, envolvendo a fruta em folhas de papel adequado por alguns dias. A manga madura à temperatura ambiente não deve ser guardada por mais de dois dias.
- Caso necessite guardá-las por mais de dois dias, coloque-as no refrigerador por até 5 dias.
Manga, a fruta tropical
Originária da região asiática, a manga (Mangifera indica) já era consumida pelos hindus há pelo menos 4 mil anos. Foi levada ao ocidente pelo navegador Vasco da Gama, no fim do Século 15.
O fruto varia muito em tamanho (os menores tem o tamanho de uma nêspera e os maiores chegam a pesar até 2 quilos), formato (redondas, ovais, alongadas e finas) e cor de casca (que varia de verde a vermelho). Sua polpa é suculenta, de sabor bem característico, sendo algumas fibrosas.
Propriedades nutricionais e terapêuticas
A manga possui alto teor de carboidratos e é rica em vitamina A (principalmente quando madura). Possui ainda teores razoáveis de vitaminas E, C (a presença delas ajuda a fortalecer a imunidade e evitar o câncer) e do complexo B (B1, B2, niacina), além de sais minerais, como ferro, fósforo, cálcio, potássio, magnésio e zinco. Esses nutrientes previnem as cãibras, amenizam o estresse, a acidose e a anemia e contribuem para melhorar a digestão e a circulação sanguínea.
Em termos terapêuticos, a manga possui propriedades diuréticas, sendo aconselhada às pessoas com tendência a reter líquidos no organismo; combate a bronquite, tendo efeito expectorante; além de amenizar a acidez estomacal, melhorando o funcionamento intestinal. Os indianos acreditam que a manga também estanca hemorragias, fortalece o coração e traz benefícios ao cérebro.
Escolha e armazenamento
Na hora da compra, observe se a casca tem a cor típica da variedade. A fruta deve estar firme e apresentar uma consistência macia, sem que se rompa com a pressão. Evite aquelas que estiverem batidas, rachadas ou cobertas com líquido pegajoso, sinais de fruta passada.
No caso de adquirir a fruta imatura, embrulhe-a em jornal e conserve-a em local fresco e ventilado até o consumo.
A manga pode ser consumida ao natural, em forma de doces, como mousses, pudins, sorvetes e compotas, ou em preparações salgadas, como molhos, saladas ou como acompanhamento de carnes.
Composição nutricional considerando 100 gramas do produto comestível:
Nutrientes Manga
Calorias 59 kcal
Carboidratos 17,6 g
Proteínas
0,6 g
Gorduras 0,1 g
Ferro 0,2 mg
Vitamina A 890 UI
Potássio 170 mg
Vitamina C 20 mg
Variedades mais comuns:
Bourbon Com frutos grandes, saborosos e perfumados, caracteriza-se
pela casca verde geralmente manchada de preto.
Coquinho Pequena, com casca amarela e sabor doce, é conhecida também por manguita.
Coração-de-boi
Variedade que quase não tem fibra, grande e arredondada. Quando madura, apresenta tonalidade vermelho-escura, com polpa tenra e aromática.
Espada Espécie com fruto comprido e estreito, fibroso e doce. Possui
casca esverdeada mesmo quando madura.
Háden ou áden
Com polpa macia e sem fibras, é considerada a mais bonita das mangas, apresentando casca amarela e vermelha quando madura.
Manteiga Grande, arredondada, de casca verde-clara amarelada e polpa macia. Praticamente sem fibra.
Rosa Com casca rosada ou amarelo-rosada e polpa que não contém fibras.
Curiosidades
- Comumente ouvimos a recomendação para não misturar manga com leite, sob a alegação de que essa mistura faz mal à saúde. Na verdade, o cuidado maior seria evitar comer manga à noite, uma vez que sua lenta digestão pode causar indisposição e dor de estômago.